A LIBRAS no contexto do Ensino Fundamental
A
escola é muito importante na formação dos sujeitos em todos os seus
aspectos. É um lugar de aprendizagem, de diferenças e de trocas de
conhecimento, precisando, portanto atender a todos sem distinção, a, fim
de não promover fracassos, discriminações e exclusões.
Diferente
dos ouvintes, grande parte das crianças surdas entram na escola sem o
conhecimento da língua, sendo que a maioria delas vem de famílias
ouvintes que não sabem a língua de sinais, portanto, a necessidade que a
LIBRAS seja, no contexto escolar, não só língua de instrução, mas,
disciplina a ser ensinada, por isso, é imprescindível que o ensino de
LIBRAS seja incluído nas séries iniciais do ensino fundamental para que o
surdo possa adquirir uma língua e posteriormente receber informações
escolares em língua de sinais.
O
papel da língua de sinais na escola vai além da sua importância para o
desenvolvimento do surdo, por isso, não basta somente a escola colocar
duas línguas nas classes, é preciso que haja a adequação curricular
necessária, apoio para os profissionais especializados para favorecer
surdos e ouvintes, a fim de tornar o ensino apropriado a particularidade
de cada aluno. Sobre isso Skliar menciona:
Segundo
SKLIAR (2005, p. 27): “ Usufruir da língua de sinais é um direito do
surdo e não uma concessão de alguns professores e escolas”.
A
escola deve apresentar alternativas voltadas ás necessidades
lingüísticas dos surdos, promovendo estratégias que permitam a incursão e
o desenvolvimento da língua de sinais como primeira língua.
As
diferentes formas de proporcionar uma educação à criança de uma escola,
dependem das decisões político-pedagógicas adotadas pela escola. Ao
optar por essa educação, o estabelecimento de ensino assume uma política
em que duas línguas passarão a ser exercitadas no espaço escolar.
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